Campanha de vacinação contra gripe H1N1 acontece nesse sábado em Muzambinho
29.04.2016
Dia D será realizado das 8h às 17h no Ambulatório Central e no posto do bairro Alto do Anjo e das 8h às 12h nos PSF’s.A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 vai acontecer nesse sábado, dia 30 em todo o país. O dia D será realizado em Muzambinho, das 8h às 17h no Ambulatório Central e no Posto de Saúde do bairro Alto do Anjo e das 8h às 12h, nos Postos de Saúde da Família (PSF).
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Muzambinho, Sônia Ângelo foi uma das convidadas do programa Bom Dia Atividade Especial e na ocasião, falou a respeito das pessoas que serão vacinadas na campanha.
Os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, presidiários, idosos e trabalhadores da área da saúde. O critério para ser denominado de um grupo de risco é a imunidade, como por exemplo, uma criança de 6 meses de idade que ainda está com o sistema imunológico em formação, ou a gestante que está com a imunidade comprometida e mulheres que acabaram dar a luz até 45 dias após o parto, como também o trabalhador da saúde que está constantemente convivendo no ambiente onde se prolifera o vírus.
Também fazem parte do grupo de risco os presidiários, por estarem em aglomerados e os idosos que estão com o sistema imunológico em decadência, além de hipertensos, diabéticos, doenças respiratórias e pessoas acamadas.
Sônia orientou que lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados, também evitar aglomerados de pessoas, compartilhar objetos de uso pessoal, proteger a boca ao tossir com lenço, continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe.
Os municípios da região que anteciparam a vacinação contra o vírus H1N1 já estão com os estoques esgotados. Muzambinho também ficou sem a vacina, que segundo Sônia acabou na quarta-feira (27).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde enviou cerca de cinco milhões de doses a Minas Gerais e como a previsão era que chegasse até essa sexta-feira (29), a imunização vai ser realizada normalmente na cidade.
A coordenadora esteve novamente em nossos estúdios para reforçar o Dia D em Muzambinho. Segundo ela, com esse novo lote de vacinas, a campanha será realizada normalmente nos horários divulgados anteriormente, para os grupos prioritários e de risco.
Sônia reforçou ainda que as pessoas que se enquadram nos grupos de vacinação, para que procurem os postos mais próximos de sua residência e que levar o cartão de vacina é de extrema importância.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 foi programada pelo Ministério da Saúde para acontecer de 30 de abril a 20 de maio, mas com o aparecimento dos casos de gripe H1N1 e mortes, as cidades foram orientadas a antecipar a vacinação.
*Foto: Redação Atividade Fm.

Compartilhar
Veja também

Carreta com soja tomba na BR-146
17.04.2025
Polícia Militar lança megaoperação Semana Santa 2025 em todo o estado
17.04.2025
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
17.04.2025
Muzambinho sanciona lei que garante visibilidade à fibromialgia e institui semana de conscientização
17.04.2025
Polícia Militar procura suspeito de matar homem a tiros em oficina de Guaxupé
17.04.2025
Empresa de Alfenas apresenta proposta para assumir concessão do Parque das Águas de Caxambu, MG
17.04.2025
Acompanhe a Via-Sacra nesta sexta-feira da paixão na Atividade FM
17.04.2025
Confira a programação da Semana Santa em Muzambinho
17.04.2025
Governo projeta superávit e salário mínimo de R$ 1.630 para 2026
16.04.2025