Campanha de vacinação contra gripe H1N1 acontece nesse sábado em Muzambinho
29.04.2016
Dia D será realizado das 8h às 17h no Ambulatório Central e no posto do bairro Alto do Anjo e das 8h às 12h nos PSF’s.A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 vai acontecer nesse sábado, dia 30 em todo o país. O dia D será realizado em Muzambinho, das 8h às 17h no Ambulatório Central e no Posto de Saúde do bairro Alto do Anjo e das 8h às 12h, nos Postos de Saúde da Família (PSF).
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Muzambinho, Sônia Ângelo foi uma das convidadas do programa Bom Dia Atividade Especial e na ocasião, falou a respeito das pessoas que serão vacinadas na campanha.
Os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, presidiários, idosos e trabalhadores da área da saúde. O critério para ser denominado de um grupo de risco é a imunidade, como por exemplo, uma criança de 6 meses de idade que ainda está com o sistema imunológico em formação, ou a gestante que está com a imunidade comprometida e mulheres que acabaram dar a luz até 45 dias após o parto, como também o trabalhador da saúde que está constantemente convivendo no ambiente onde se prolifera o vírus.
Também fazem parte do grupo de risco os presidiários, por estarem em aglomerados e os idosos que estão com o sistema imunológico em decadência, além de hipertensos, diabéticos, doenças respiratórias e pessoas acamadas.
Sônia orientou que lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados, também evitar aglomerados de pessoas, compartilhar objetos de uso pessoal, proteger a boca ao tossir com lenço, continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe.
Os municípios da região que anteciparam a vacinação contra o vírus H1N1 já estão com os estoques esgotados. Muzambinho também ficou sem a vacina, que segundo Sônia acabou na quarta-feira (27).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde enviou cerca de cinco milhões de doses a Minas Gerais e como a previsão era que chegasse até essa sexta-feira (29), a imunização vai ser realizada normalmente na cidade.
A coordenadora esteve novamente em nossos estúdios para reforçar o Dia D em Muzambinho. Segundo ela, com esse novo lote de vacinas, a campanha será realizada normalmente nos horários divulgados anteriormente, para os grupos prioritários e de risco.
Sônia reforçou ainda que as pessoas que se enquadram nos grupos de vacinação, para que procurem os postos mais próximos de sua residência e que levar o cartão de vacina é de extrema importância.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 foi programada pelo Ministério da Saúde para acontecer de 30 de abril a 20 de maio, mas com o aparecimento dos casos de gripe H1N1 e mortes, as cidades foram orientadas a antecipar a vacinação.
*Foto: Redação Atividade Fm.

Compartilhar
Veja também

Confira o boletim semanal das pessoas já vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
06.03.2021
Muzambinho e cidades da região devem receber novas doses da Coronavac nos próximos dias
06.03.2021
Consórcio de prefeitos para compra de vacinas da Covid-19 têm adesão de 44 cidades no Sul de Minas
05.03.2021
Centro de vacinação contra o coronavírus é implantado em Muzambinho
05.03.2021
Guaxupé registra 42ª morte por covid-19
05.03.2021
Associação Comercial promoverá live Mulher Empresária Muzambinhense
05.03.2021
Governo de Minas anuncia onda roxa do Minas Consciente, com medidas mais restritivas
04.03.2021
Mais 285,2 mil doses de vacinas contra covid-19 chegam à Minas Gerais
04.03.2021
Estado confirma presença de novas variantes do coronavírus em amostras de pacientes do Sul de MG
04.03.2021