Juiz determina que Câmara de Guaxupé seja informada sobre pedido de cassação
28.03.2016
Parlamentares estariam envolvidos em suposta fraude da 'farra das diárias'. Ministério Público solicitou abertura do processo referente a 12 vereadores na cidade.O juiz da 1ª Vara Criminal de Guaxupé (MG), Marcos Irany Rodrigues da Conceição, oficiou a Câmara Municipal sobre o pedido do Ministério Público que solicita a abertura do processo de cassação de 12 dos 13 vereadores da cidade, acusados de envolvimento na “farra das diárias”.
Segundo a promotoria, eles estariam envolvidos em supostas fraudes de diárias em viagens, que somam mais de R$ 158 mil.
De acordo com o promotor Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, autor da ação civil pública, agora o único vereador não denunciado, João Fernando de Souza (PSDB), precisa assumir a presidência do Legislativo na próxima reunião ordinária, afastar os 12 denunciados e convocar os 12 suplentes. Além disso, ele deve abrir o procedimento interno de cassação dos denunciados.
No dia 29 de fevereiro, a Câmara dos Vereadores negou o pedido de afastamento dos parlamentares.
Entenda o caso
Na ação, a promotoria pede a cassação dos parlamentares porque eles teriam recebido dinheiro público para benefício próprio no suposto esquema chamado “farra das diárias”.
Eles teriam cursado palestras, seminários e congressos e recebido diárias de viagens em valores considerados exorbitantes.
Os vereadores teriam conseguido o montante fazendo mudanças em leis municipais. Em uma das alterações, o número de diárias passou a ser ilimitado.
Em outra, houve a mudança do termo “capital federal” para apenas capitais, de forma que as diárias para qualquer capital do país ficassem mais altas que antes.
Outro fato que chama a atenção seria o conteúdo dos cursos. Alguns vereadores fizeram cursos de fiscalização de ar condicionado, vasilhames e computadores e limpeza de móveis, banheiros e eletrodomésticos.
*Foto: G1.

Compartilhar
Veja também

NOTA DE PESAR
28.02.2021
598 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Muzambinho
27.02.2021
Ensino retorna de forma remota em Muzambinho
26.02.2021
Cemig investe R$ 710 mil no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
26.02.2021
Regional de Alfenas recebe quarta remessa de vacinas contra Covid-19 nesta sexta
26.02.2021
Pai do Deputado Federal Emidinho Madeira morre de Covid-19 na Santa Casa de Passos, MG
24.02.2021
Carro e caminhão batem de frente na BR-491, em Guaranésia, MG
23.02.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
23.02.2021
Guaxupé chega a 40 mortes por Covid-19
23.02.2021