Papel da mulher na sociedade foi tema do Bom dia Atividade Especial
09.03.2016
A empresária Lucélia Pereira e a professora Simone Aparecida Martins, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus comentaram o Dia Internacional da Mulher.No programa Bom Dia Atividade Especial do último sábado, a empresária Lucélia Pereira e a professora Simone Aparecida Martins, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus estiveram nos estúdios para falar sobre o Dia Internacional da Mulher.
Ambas destacaram que essa data representa uma reflexão sobre a presença da mulher na sociedade. Para a empresaria Lucélia Pereira, essa data não é apenas para presentear, mas uma forma de se questionar e refletir sobre o papel da mulher em todas as áreas, desde o lar até a comunidade.
Para a coordenadora pedagógica Simone Aparecida Martins, o dia é muito importante, pois representa as conquistas das mulheres, que ainda não são muito valorizadas, mas que vem ao longo dos anos adquirindo mais espaço.
De acordo com Lucélia o preconceito contra as mulheres devido à data pode acontecer, mas ela acredita que são algumas pessoas, que isso não é generalizado.
Para Simone, existem os dois lados, tanto dos que acreditam que essa data seja apenas comemorativa como para aqueles que, esta data representa a reflexão de que não é só o oito de março o dia da mulher, mas todos os dias.
A educação foi falada da entrevista como ponto chave. Segundo Simone a educação acontece quase que em sua totalidade nos exemplos. A criança se constitui como ser social observando os exemplos que vê os mais próximos fazer.
Para ela, a mãe tem um papel fundamental na criação de meninos e meninas, porque quando ela passa os preconceitos dela, os seus valores aos filhos ela não está apenas falando, é isso que essas crianças vão vivenciar e vão se tornar adultos.
Para Lucélia Pereira as políticas públicas sociais em favor das mulheres existem como forma de limite e avanço.
Limite para o desrespeito sofrido pela mulher e avanço no sentido de discussão, de ampliação do conhecimento dos direitos iguais e essa temática deve partir de dentro de casa. Para ela as políticas públicas devem ser analisadas no dia a dia, na prática.
O maior desafio para mulher hoje segundo Simone é ser capaz de assumir e fazer bem feito os papéis que ela vem assumindo ao longo dos anos.
Desde o lar até os mais altos cargos ocupados fora de casa, a sua presença como profissional e na família. Para Lucélia, o maior desafio da mulher é conseguir tirar a fantasia do machismo que ela aprendeu ao longo dos anos.

Compartilhar
Veja também

Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho nesta sexta-feira, 22 de janeiro
22.01.2021
Guaxupé registra dois óbitos por Covid-19 nesta sexta
22.01.2021
Vereadores de Muzambinho fazem reivindicações em reunião ordinária
21.01.2021
Monte Belo registra 10º óbito por Covid-19
21.01.2021
Confira o boletim atualizado da Covid-19 em Muzambinho
21.01.2021
Muzambinho inicia a campanha de vacinação contra Covid-19
21.01.2021
Teste rápido para Covid-19 criado na USP é 5 vezes mais barato e quer facilitar testagem em massa
21.01.2021
Decreto que flexibiliza funcionamento do comércio é renovado em Guaxupé, MG
21.01.2021
Campus Muzambinho doa 6 mil seringas e 3 mil e 500 agulhas para município
21.01.2021