Governo de Minas oferece tratamento grátis contra o tabagismo
08.02.2016
Cerca de 18% dos mineiros com mais de 18 anos são fumantes; Governo oferece tratamento grátis nas unidades básicas de saúde.Se você é fumante, sabe como é difícil parar de fumar. Para tratar a dependência química e psicológica do cigarro é necessário determinação e tratamento adequado. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) desenvolve diversas atividades de prevenção, conscientização e tratamento de tabagismo à população.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O Brasil concentra 14,7% fumantes com mais de 18 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE, 2014). Em Minas Gerais, a proporção é de 17,8%, acima da média nacional. “A SES mantém a Rede de Tratamento que oferece o acompanhamento e monitoramento do fumante, além da capacitação para profissionais de saúde”, explica a Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Maria Turci. Os medicamentos e materiais didáticos também são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.
O Tratamento é feito em parceria com os governos federal e municipal e oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao procurar uma unidade de saúde, o interessado deve marcar uma consulta médica para análise das condições clínicas, incluindo o histórico de saúde, uso de medicamentos doenças. A partir daí será definido como o paciente será tratado. Normalmente, os fumantes recebem suporte psicológico aliado à medicação que pode incluir o uso de antidepressivos para controlar os sintomas de abstinência provocados pela suspensão do uso da nicotina. E são feitas reuniões em grupo com a troca de experiências também fortalecer a humanização do tratamento. Tudo custeado pelas prefeituras, estado e governo federal. Atualmente, 78,8% dos municípios mineiros estão inseridos no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) com ações planejadas para o tratamento de 41.562 tabagistas.
De acordo com a cardiologista e perita da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Alba Machado de Sá, estima-se que, no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. “O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular”, afirma. Ainda de acordo com a médica, outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Veja como o corpo reage à suspensão do uso do cigarro:
Rede de tratamento pelo SUS
O INCA é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo PNCT e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados e Municípios e Distrito Federal. A Rede foi organizada, seguindo a lógica de descentralização do SUS para que houvesse o gerenciamento regional do Programa.
O Estado possui parcerias com representações das secretarias estaduais e municipais de Saúde junto com o INCA/MS. O PNCT articula a Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as Campanhas e outras ações educativas e a Promoção de Ambientes Livres de Tabaco.
Pessoas que desejam parar de fumar devem procurar a UBS mais próxima da residência para se inserirem nos grupos de tratamento, ou procurar a secretaria de saúde do município. Outras informações – www.saude.mg.gov.br.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025