Bispo da Diocese de Guaxupé fará lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica na região
04.02.2016
Diocese de Guaxupé se une a toda Igreja do Brasil para refletir a temática deste ano que será: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema será: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).Na semana em que a Diocese de Guaxupé comemora 100 anos de sua criação, o bispo dom José Lanza Neto começará a percorrer as cinco maiores cidades da diocese para lançar a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016. Assim, a Diocese de Guaxupé se une a toda Igreja do Brasil para refletir a temática deste ano que será: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema será: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).
O objetivo da Campanha é “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.
Tradicionalmente, o tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) norteia as reflexões durante o tempo quaresmal para os católicos. Porém, neste ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada em parceria com outras igrejas de confissão cristã, apoiando-se na prática ecumênica. Sendo assim, toda Campanha é de responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que desenvolve atividades conjuntas entre os grupos cristãos.
Na Diocese de Guaxupé, o lançamento será feito por meio das já tradicionais coletivas que reúnem a imprensa e pessoas ligadas às paróquias locais. A primeira coletiva aconteceu na quinta-feira (4),em Guaxupé. Alfenas será a segunda cidade a ser visitada. Lá o evento ocorrerá a partir das 9h30 da sexta-feira, dia 5. No mesmo dia, às 14h30, o bispo estará em Poços de Caldas. Após o carnaval, no dia 11, Dom Lanza visitará a cidade de Passos, às 15h, e por fim, no dia 12, São Sebastião do Paraíso, onde a coletiva terá início às 15h.
CONIC
O CONIC é composto pelas seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; e Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas, três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.
Objetivos Específicos – CFE 2016
- Unir Igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;
- Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;
- Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;
- Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;
- Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico;
- Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço conjunto;
- Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;
- Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.

Compartilhar
Veja também

População deve ficar atenta para evitar dengue em Muzambinho
18.05.2022
Crea-MG reforça fiscalização em Muzambinho
18.05.2022
Cobras cascavéis são capturadas pelo Corpo de Bombeiros ao lado de residência em Guaxupé, MG
18.05.2022
Caminhão-cegonha pega fogo na MGC-491 e destrói carros que eram transportados
18.05.2022
Quarta-feira amanhece gelada, mas ventos impedem formação de geada no Sul de Minas
18.05.2022
Reunião dos vereadores tem entrega de Moção a aluno do IFSULDEMINAS
17.05.2022
Caminhão perde freio e provoca acidente em Juruaia
17.05.2022
Cadastro para Castração gratuita de animais em Muzambinho já pode ser realizado
17.05.2022
Boletim Covid-19: 43 novos casos foram confirmados de 09 a 15 de maio em Muzambinho
16.05.2022