Casa São Francisco de Assis de Muzambinho está construindo sede própria
18.01.2016
Construção está na fase de acabamento. Entidade oferece apoio e acolhida aos moradores de rua de Muzambinho e de outras localidades que passam pela cidade.Em entrevista no programa Bom Dia Atividade Especial do sábado dia 09 de janeiro, ficamos conhecendo um pouco sobre a Casa de Apoio São Francisco de Assis em Muzambinho. Alexandre Sandi, presidente da entidade esteve nos estúdios da Rádio Atividade para falar sobre o trabalho desenvolvido e sobre a construção da sede própria.
A sede própria é uma obra de 450 metros e fica no bairro Barra Funda. É importante destacar que todo o material utilizado, bem como o terreno, foram doações recebidas. Segundo Alexandre a construção está em aproximadamente 60% de conclusão, na fase de acabamento.
A primeira Casa de Apoio foi alugada na cidade. Conforme o aluguel foi aumentando, houve a necessidade de procurar outro lugar. Alexandre contou então que um benfeitor - como são chamados os colaboradores da casa - ofereceu uma propriedade no Bairro Moçambo. É onde funciona a atual instalação, enquanto a construção da sede própria está em andamento.
O projeto consiste em oferecer um local decente para acolher os que não possuem lar ou família. A Casa de Apoio São Francisco de Assis dá assistência aos moradores de rua da cidade de Muzambinho e também de outras localidades que acabam passando pela cidade. É um ambiente onde eles podem tomar banho, comer e dormir.
Existem os que somente passam pela casa por um dia e depois seguem o caminho para outra localidade. Há aqueles que necessitam de mais ajuda, e acabam morando um pouco mais de tempo na casa e há também casos de dependentes químicos que são encaminhados para outras instituições específicas.
A entidade é composta por uma diretoria e recebe ajuda de membros da igreja, grupo de jovens e da comunidade muzambinhense. A prefeitura também disponibiliza um funcionário para dar apoio na casa. O projeto surgiu em 2007, por iniciativa de João Poscidônio, que é o coordenador da Casa.
De acordo com o presidente, a Casa de Apoio recebe uma subvenção da prefeitura no valor de R$ 8 mil reais, que segundo ele é insuficiente para arcar com todas as despesas. Desse modo, a casa vem sendo mantida por doações diversas.
Alexandre também falou sobre o bazar São Francisco de Assis, que fica atrás da Igreja Matriz de Muzambinho. O local acabou tornando-se um ponto de referência da Casa de Apoio. Lá são comercializados roupas usadas e artigos religiosos, como livros, imagens e terços que são confeccionados pelos moradores da casa. Toda a renda é vinculada ao projeto. O bazar funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Os contatos da Casa de Apoio São Francisco são do Alexandre: 9.9904-2277, do vice-presidente Luis: 9.9811-4365, do coordenador da casa, João Poscidônio: 9.9211-1514 e Jean 9.9129-6037, que cuida especificamente da parte da construção.
Qualquer um pode ser um benfeitor do projeto Casa de Apoio. As doações podem ser desde colaboração em dinheiro, como participação nos serviços na Casa ou na construção. Quem tiver interesse em doar ou saber mais sobre o projeto pode procurar o bazar ou algum membro da entidade. Alexandre também disponibilizou o número da conta para quem quiser fazer doações:
Banco: Sicoob
Agência: 3125
Conta corrente: 2537192-4.
Fotos: Reprodução Facebook/Casa de Apoio São Francisco
Compartilhar