Após infusão de medula, menino de Muzambinho pode voltar pra casa
12.01.2016
Criança fazia tratamento em Curitiba após tratamento contra doença rara. Pedrinho chegou a ter alta de hospital, mas ainda precisou de medicação.O menino Pedro Lucas Vasconcelos da Silva, o Pedrinho, de 5 anos, recebeu alta do Hospital de Curitiba (PR) e pode voltar para o Sul de Minas. Desde os 10 meses de idade, o menino, que é de Muzambinho (MG), fazia um tratamento contra uma doença rara e esperava um doador compatível para receber uma infusão de medula óssea.
O procedimento cirúrgico foi realizado no final de julho do ano passado, após mais de três anos de espera. Ele recebeu o sangue da medula através do cordão umbilical. Depois dos procedimentos, Pedrinho ficou internado em uma clínica em Curitiba para a recuperação.
O menino chegou a receber alta da clínica no ano passado, mas ainda precisava tomar algumas injeções e medicamentos. Ele deve chegar nesta quarta-feira (13) em Muzambinho, onde mora com a família, por volta das 23h.
Em busca de cura
Pedro Lucas nasceu com a síndrome de Wiscott-Aldrich, originária de um defeito no DNA que resulta na deficiência da produção de uma proteína essencial para o organismo nos primeiros anos de vida.
A doença provoca uma falha no sistema imunológico que deixa o organismo mais vulnerável a infecções e doenças autoimunes, causando hemorragia e dificuldade na cicatrização. Para a criança, até um simples arranhão ou pequenas batidas podiam resultar em feridas difíceis de serem curadas.
Com o agravamento da doença, Pedrinho mudou-se em fevereiro de 2014 para Campinas (SP) com o objetivo de ser acompanhado mais de perto pelos médicos. A mãe ficou com ele durante o tratamento, mas o pai teve que ficar em Muzambinho. Em dezembro de 2014, ele chegou a gravar um vídeo na esperança de conseguir a doação.
Durante todo o tratamento, o menino teve autorização uma vez para passar três dias no Sul de Minas. A alegria do retorno, ainda que breve, foi comemorada com quarto novo e cheio de brinquedos.
*Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar
Veja também

Campanha do Agasalho recebe doações de cobertores, roupas e calçados em Muzambinho
21.05.2022
Guaxupé registrou mais de 190 casos de Covid-19 no boletim semanal
21.05.2022
Nova resolução volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados em Botelhos, MG
21.05.2022
Senac de Varginha abre inscrições para três cursos técnicos gratuitos à distância
20.05.2022
Gigante de e-commerce de moda lança programa de treinamento e formação para moradores em Extrema
20.05.2022
Com -0,9°C, Caldas e Maria da Fé registram menores temperaturas de MG
20.05.2022
Maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia será inaugurado neste fim de semana
20.05.2022
Copasa comunica falta de água em alguns bairros de Muzambinho nesta quinta, 19 de maio
19.05.2022
Prefeitura de Guaxupé retorna obrigatoriedade de máscaras nas escolas
19.05.2022