Após infusão de medula, menino de Muzambinho pode voltar pra casa
12.01.2016
Criança fazia tratamento em Curitiba após tratamento contra doença rara. Pedrinho chegou a ter alta de hospital, mas ainda precisou de medicação.O menino Pedro Lucas Vasconcelos da Silva, o Pedrinho, de 5 anos, recebeu alta do Hospital de Curitiba (PR) e pode voltar para o Sul de Minas. Desde os 10 meses de idade, o menino, que é de Muzambinho (MG), fazia um tratamento contra uma doença rara e esperava um doador compatível para receber uma infusão de medula óssea.
O procedimento cirúrgico foi realizado no final de julho do ano passado, após mais de três anos de espera. Ele recebeu o sangue da medula através do cordão umbilical. Depois dos procedimentos, Pedrinho ficou internado em uma clínica em Curitiba para a recuperação.
O menino chegou a receber alta da clínica no ano passado, mas ainda precisava tomar algumas injeções e medicamentos. Ele deve chegar nesta quarta-feira (13) em Muzambinho, onde mora com a família, por volta das 23h.
Em busca de cura
Pedro Lucas nasceu com a síndrome de Wiscott-Aldrich, originária de um defeito no DNA que resulta na deficiência da produção de uma proteína essencial para o organismo nos primeiros anos de vida.
A doença provoca uma falha no sistema imunológico que deixa o organismo mais vulnerável a infecções e doenças autoimunes, causando hemorragia e dificuldade na cicatrização. Para a criança, até um simples arranhão ou pequenas batidas podiam resultar em feridas difíceis de serem curadas.
Com o agravamento da doença, Pedrinho mudou-se em fevereiro de 2014 para Campinas (SP) com o objetivo de ser acompanhado mais de perto pelos médicos. A mãe ficou com ele durante o tratamento, mas o pai teve que ficar em Muzambinho. Em dezembro de 2014, ele chegou a gravar um vídeo na esperança de conseguir a doação.
Durante todo o tratamento, o menino teve autorização uma vez para passar três dias no Sul de Minas. A alegria do retorno, ainda que breve, foi comemorada com quarto novo e cheio de brinquedos.
*Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Freternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025