Dnit aprova projeto para construção de trevo na BR-491, em Alfenas
21.12.2015
Parceria entre empresários e prefeitura possibilitou projeto para novo trevo. Contudo, para que obras sejam iniciadas é necessário buscar recursos.Foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) um projeto de reforma para o trevo da cidade de Alfenas (MG), na Rodovia BR-491, que é considerado pelos motoristas um dos acessos mais difíceis e perigosos do Sul de Minas. Por meio de uma parceria, empresários e prefeitura pagaram pelo projeto, mas apesar da aprovação, ainda falta verba para que a obra de fato aconteça.
Confuso, desorganizado e atrapalhado. É assim que o trevo é conhecido pelos motoristas. “É uma vergonha, principalmente no horário de pico, quando os alunos entram e saem da faculdade”, disse o engenheiro agrônomo Rodrigo Dias.
Mas ele não é o único. Por dia, cerca de 20 mil carros passam pelo local e quase ninguém se entende. O fluxo de veículos deixa muita gente perdida. Quem anda a pé pelo trecho também não escapa dos riscos. “É bem perigoso. A gente se sente vulnerável a ser atropelado a qualquer momento”, disse a atendente Viviane Pryzybysewsky.
Para alguns moradores, o ideal seria a construção de uma passarela. “Para atravessar com segurança, porque para ir até a rodoviária, porque como é que vai, né?”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Oliveira.
Segundo a prefeitura, o trevo que deveria organizar o trânsito só atrapalha. A cidade cresceu, foram instaladas lojas, universidade e o trevo não acompanhou o desenvolvimento urbano, por isso, a iniciativa de fazer um projeto foi tomada entre administração e empresários.
O projeto desenvolvido prevê um novo trevo, com duas alças de acesso, que devem ser construídas na BR-491 para o fluxo de veículos no local. Estão previstos também a construção de uma passagem e de uma passarela para pedestres. Contudo, apesar da proposta ter sido aprovada, ainda falta muito para que saia do papel.
“Não existe previsão de licitação, o que existe é essa aprovação do Dnit nesta semana e agora entramos na segunda fase, que é a de busca dos recursos para a realização da construção do trevo. Isso pode acontecer no ano que vem, em 2017, em 2018, vai depender muito da questão financeira”, disse o secretário de Coordenação de Governo e Planejamento Marcos Leite Moraes.
O Dnit é responsável por abrir a licitação para escolher a empresa que vai dar um ar moderno para o trevo, mas ainda faltam recursos. A obra deve custar R$ 16 milhões.
Enquanto isso, quem precisa passar pela BR-491 sabe que enfrentar os riscos não vai ser fácil. “Que saia o quanto antes, porque aqui é muito perigoso”, disse Viviane.
*Foto: Minas Acontece

Compartilhar
Veja também

Campanha do Agasalho recebe doações de cobertores, roupas e calçados em Muzambinho
21.05.2022
Guaxupé registrou mais de 190 casos de Covid-19 no boletim semanal
21.05.2022
Nova resolução volta a obrigar uso de máscaras em ambientes fechados em Botelhos, MG
21.05.2022
Senac de Varginha abre inscrições para três cursos técnicos gratuitos à distância
20.05.2022
Gigante de e-commerce de moda lança programa de treinamento e formação para moradores em Extrema
20.05.2022
Com -0,9°C, Caldas e Maria da Fé registram menores temperaturas de MG
20.05.2022
Maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia será inaugurado neste fim de semana
20.05.2022
Copasa comunica falta de água em alguns bairros de Muzambinho nesta quinta, 19 de maio
19.05.2022
Prefeitura de Guaxupé retorna obrigatoriedade de máscaras nas escolas
19.05.2022