Implantação do Cultivando Água Boa será discutida em Monte Belo
30.09.2015
Programa visa à recuperação das microbacias, proteção das matas ciliares e à conscientização ambiental.Prefeito, lideranças e representantes comunitários de Monte Belo (MG) vão participar, nesta quinta-feira, 1º de outubro, de uma reunião promovida pelo Governo de Minas Gerais para discutir a viabilidade de implantar o programa Cultivando Água Boa (CAB) na cidade. O evento vai acontecer na Câmara Municipal de Monte Belo, às 16 horas.
“A nossa expectativa é a melhor possível, pois este programa veio em um momento oportuno. Nós que vivemos às margens da represa de Furnas, estamos sentindo na pele a questão da água. É muito importante divulgar essa causa e promover a conscientização das pessoas”, afirma o prefeito Humberto Fernandes Maciel.
Segundo o diretor de Operação Sudoeste da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Bosco Senra, 20 municípios da região Sudoeste demonstraram interesse em aderir ao programa, sendo que 12 já passaram pela apresentação. “Agora vamos levar a iniciativa para Monte Belo, por uma solicitação do prefeito”, conta.
Cultivando Água Boa
O programa Cultivando Água Boa foi criado pela Itaipu Binacional como estratégia para a recuperação das microbacias, considerando os diversos usos da água, tais como a produção de alimentos, de energia, abastecimento público, lazer e turismo. Recentemente, no último dia 30 de março, foi o vencedor do prêmio Água para a Vida, da ONU, na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos.
Com a publicação do Decreto nº 46.730, de 25 de março de 2015, o Governo de Minas Gerais constituiu o Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do CAB. A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Compartilhar
Veja também

Muzambinhense é convocada para seleção brasileira de base de canoagem
24.05.2022
Câmara vai realizar Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias
24.05.2022
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
24.05.2022
Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
23.05.2022
Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para Beneficiários NIS final 4
23.05.2022
Governador participa da inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Sul de Minas
23.05.2022
Carros batem de frente em estrada vicinal e três pessoas ficam feridas em Muzambinho, MG
23.05.2022
Três pessoas ficam feridas após acidente próximo à Ponte dos Buenos, entre Varginha e Elói Mendes, MG
23.05.2022
Jovem morre afogado após pular de pedalinho na Represa Bortolan, em Poços de Caldas, MG
23.05.2022