Iepha realiza curso de capacitação em Arceburgo para Folias de Minas
14.09.2015
Palestras e mobilizações, com ênfase na identificação dos bens culturais relacionados com as folias, estão sendo desenvolvidas desde 2014 em parceria com as prefeituras mineiras.Arceburgo (MG) será a próxima cidade a receber o curso de capacitação nos processos de pesquisa do Patrimônio Cultural Imaterial, ministrado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – Iepha, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2015.
O treinamento será realizado pelo IEPHA, em parceria com a Associação da Microregião da Baixa Mogena (Amog) e a Prefeitura Municipal de Arceburgo. Representantes de aproximadamente 20 cidades da região participarão do curso durante os três dias.
O curso faz parte do projeto “Folias de Minas”, elaborado pelo Instituto, que tem como objetivo, entre outros, criar uma plataforma colaborativa, em que poder público, pesquisadores e sociedade civil poderão contribuir com informações sobre os as Folias existentes no estado, tais como, Folia de Reis, do Divino, de São Sebastião. Essa manifestação cultural, encontrada em praticamente todo o território mineiro, é conhecida também como “Ternos de Reis”, grupos populares tradicionais, cujo objetivo é visitar casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo.
Questões teóricas e práticas relacionadas aos processos de pesquisa do patrimônio cultural imaterial serão abordadas com o foco principal na metodologia adotada pelo Iepha durante os trabalhos de reconhecimento dos bens de natureza imaterial.
A expectativa é que, ao final do processo de pesquisa, a celebração seja reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado. Informações enviadas pelos municípios para análise do ICMS Patrimônio Cultural também fazem parte do estudo.
Folia de Reis
As Folias de Reis são festejos de vieram da Europa, comemorados como forma de rememorar a história bíblica da viagem dos três Reis Magos, que saíram de suas regiões em busca do Menino Jesus para presenteá-lo. A tradição, de inspiração Ibérica, foi transmigrada para a América Portuguesa e se misturou com outras culturas. O rito apresenta essencialmente o canto, a dança e o teatro, e por meio dessas expressões os foliões articulam a fé com o divertimento, a junção entre o sagrado e o profano.
No Brasil, a visitação das casas é feita por grupos motivados por propósitos devocionais, sociais e filantrópicos. Cada grupo é chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros de Terno de Santos Reis ou ainda de Caravana de São Francisco de Assis (em alusão ao criador do presépio). Os grupos são compostos por cantores e músicos com instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal.
*Foto: Imagem Ilustrativa
Compartilhar