Levantamento aponta Muzambinho como a 13ª melhor cidade do Sul de Minas para se viver
03.09.2015
Documento é com base em dados da ONU, levando em consideração questões como educação, renda e expectativa de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das cidades brasileiras.De acordo com a publicação do site “Sul de Minas 146”, Muzambinho (MG) está na 13ª colocação na região e na posição de número 764 em nível nacional entre as 530 melhores cidades para se viver no Brasil.
Conforme a publicação, os dados levam em consideração questões como educação, renda e expectativa de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
Maior destaque para Itajubá, primeira cidade da região no ranking, seguida por Poços de Caldas em 2º e Varginha na 3ª colocação.
Entre as cidades da região, Alfenas ficou em 6º lugar, Guaxupé em 9º. Mais abaixo na lista aparecem, Bom Jesus da Penha (17º lugar), Carmo do Rio Claro (19º), Areado (25º), Juruaia (30º), ainda São Sebastião do Paraíso em 31º lugar. Na posição de número 57 está à cidade de Botelhos e na de 59 está Guaranésia. Na listagem, Bandeira do Sul ficou na posição de número 76, Monte Belo na posição de número 84, Arceburgo (95), Serrania (103), Cabo Verde (107), São Pedro da União (110), Nova Resende (114), Divisa Nova (118) e Alterosa (124).
O indicador, que vai de 0 a 1 – e quanto mais próximo de 1, melhor – é semelhante ao IDH calculado para os países do globo, mas algumas adaptações metodológicas foram feitas para os dados brasileiros. Por isso, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, não é possível comparar os números de países inteiros às cidades brasileiras. A média do Brasil hoje é 0,727, considerado alto.
*Foto: Prefeitura Municipal/Cleusa Ely
Compartilhar