Sem chuva, vazão de ribeirão cai e falta água em casas de Areado
24.08.2015
Vazão do principal ribeirão que abastece a cidade caiu 11 litros por segundo. Torneiras na cidade começaram a 'secar' e moradores já calculam prejuízos.Moradores de Areado (MG) estão sofrendo com a falta de água há duas semanas. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a vazão do Ribeirão Santo Antônio, que abastece a cidade, caiu em mais de 10 litros por segundo, reflexo da falta de chuvas na região.
O Ribeirão Santo Antônio é a principal fonte de abastecimento da cidade. De acordo com a Copasa, atualmente a vazão está em 19 litros por segundos. Em dias de ribeirão cheio, o volume chegava a 30 litros por segundos.
Com pouca água no reservatório, as torneiras começaram a secar na cidade. Na casa da Roberta Aparecida dos Santos, a roupa suja se acumula. "Eu tenho um menino novo que precisa de água pra fazer comida, meu pai chega do serviço todo cheio de poeira e aí tem que tomar banho, tem que reservar da caixa pra ele. Mas roupa, louça, não tem como ficar lavando, senão fica sem água na caixa", conta a dona de casa.
Para limpar a casa, Maria do Carmo Pereira improvisou. A água que serve para lavar a roupa é a mesma que limpa o chão, mas mesmo assim, ela diz que o recurso é pouco.
Já a cabeleireira Ana Cláudia Rocha Moreira enfrenta a falta de água no bolso. Desde quando a torneira secou, ela só soma prejuízos. "São dois sábados que eu chego no meu salão e não tem como atender as clientes por falta da água. É um prejuízo de R$ 300 pra mais. Agora vem dia 10, tenho que pagar o aluguel, como? É meu sustento, vivo disso", desabafa.
A Copasa afirma que já tem uma saída para ajudar no abastecimento. Um novo poço deve liberar mais água, mas a medida só deve ser tomada na próxima semana.
*Foto: Reprodução EPTV

Compartilhar
Veja também

Muzambinhense é convocada para seleção brasileira de base de canoagem
24.05.2022
Câmara vai realizar Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias
24.05.2022
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho
24.05.2022
Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
23.05.2022
Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para Beneficiários NIS final 4
23.05.2022
Governador participa da inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Sul de Minas
23.05.2022
Carros batem de frente em estrada vicinal e três pessoas ficam feridas em Muzambinho, MG
23.05.2022
Três pessoas ficam feridas após acidente próximo à Ponte dos Buenos, entre Varginha e Elói Mendes, MG
23.05.2022
Jovem morre afogado após pular de pedalinho na Represa Bortolan, em Poços de Caldas, MG
23.05.2022