Lei municipal regulamenta o uso de calçadas por comerciantes em Areado
06.08.2015
Empresários têm até terça-feira (11) para apresentar projeto na Prefeitura que pede o uso de metade das calçadas.Comerciantes de Areado (MG) têm até a próxima terça-feira (11) para se adequarem à lei que os permite a usarem metade das calçadas.
A notificação foi feita pela Prefeitura no dia 31 de julho depois que o Ministério Público exigiu o cumprimento da lei, aprovada em abril de 2015 e que, até então, não havia sido colocada em prática.
“Estamos cobrando da prefeitura e dos comerciantes que a lei seja cumprida”, disse o promotor de justiça de Areado, Vanderson Tadeu de Vasconcelos.
Os alvos são os bares — principalmente da Praça Henrique Vieira — que usam toda a calçada e impedem a passagem de pedestres com as mesas e cadeiras.
O não cumprimento da lei poderá resultar em ações administrativas por parte da Prefeitura e em processos judiciais por parte do Ministério Público.
Proprietários dos bares da praça alegam que serão muito prejudicados com a restrição e temem pelo futuro de seus negócios. De acordo com eles, o movimento cairá e as despesas continuarão as mesmas.
Para usar metade da calçada, os comerciantes devem apresentar um projeto à Prefeitura. Se aprovado, o órgão emitirá uma autorização.
Ao contrário da federal que proíbe o comércio usar totalmente as calçadas, a lei criada pela Prefeitura autoriza os proprietários a impedirem até a metade da via.
De acordo com o Ministério Público, essa estratégia foi adotada pela administração para amenizar os prejuízos aos comerciantes que, caso não fosse aprovada, não poderiam mais usarem as calçadas.
A polêmica começou em dezembro passado, quando a Promotoria de Justiça cobrou, depois de denúncias em Belo Horizonte, que a administração tomasse medidas para impedir essa conduta adotada há anos pelos bares da ciddade.
*Foto: Nilson Júnior Moreira

Compartilhar
Veja também

Secretaria de Saúde de Muzambinho reforça: Vacinação é a melhor forma de se proteger contra vírus gripais
17.06.2025
Campanha Amigos do Amor Azul no ar em Muzambinho
17.06.2025
Cemig alerta sobre soltar pipas próximas à rede elétrica: prática prejudicou mais de 765 mil clientes em 2024
17.06.2025
Motociclista morre em grave acidente na MG-184, em Carmo do Rio Claro
17.06.2025
Trabalho análogo à escravidão volta a ser registrado na região
17.06.2025
Corpo da mulher que morreu em queda de balão foi enterrado nesta terça em Pouso Alegre
17.06.2025
Homem de 74 anos morre após ser atropelado por carro na MG-335, em Ijaci, MG
17.06.2025
Ponto de Atendimento Virtual de Muzambinho é reconhecido pela excelência no atendimento
16.06.2025
Pix Automático começa nesta segunda (16); saiba como funciona
16.06.2025