Lei municipal regulamenta o uso de calçadas por comerciantes em Areado
06.08.2015
Empresários têm até terça-feira (11) para apresentar projeto na Prefeitura que pede o uso de metade das calçadas.Comerciantes de Areado (MG) têm até a próxima terça-feira (11) para se adequarem à lei que os permite a usarem metade das calçadas.
A notificação foi feita pela Prefeitura no dia 31 de julho depois que o Ministério Público exigiu o cumprimento da lei, aprovada em abril de 2015 e que, até então, não havia sido colocada em prática.
“Estamos cobrando da prefeitura e dos comerciantes que a lei seja cumprida”, disse o promotor de justiça de Areado, Vanderson Tadeu de Vasconcelos.
Os alvos são os bares — principalmente da Praça Henrique Vieira — que usam toda a calçada e impedem a passagem de pedestres com as mesas e cadeiras.
O não cumprimento da lei poderá resultar em ações administrativas por parte da Prefeitura e em processos judiciais por parte do Ministério Público.
Proprietários dos bares da praça alegam que serão muito prejudicados com a restrição e temem pelo futuro de seus negócios. De acordo com eles, o movimento cairá e as despesas continuarão as mesmas.
Para usar metade da calçada, os comerciantes devem apresentar um projeto à Prefeitura. Se aprovado, o órgão emitirá uma autorização.
Ao contrário da federal que proíbe o comércio usar totalmente as calçadas, a lei criada pela Prefeitura autoriza os proprietários a impedirem até a metade da via.
De acordo com o Ministério Público, essa estratégia foi adotada pela administração para amenizar os prejuízos aos comerciantes que, caso não fosse aprovada, não poderiam mais usarem as calçadas.
A polêmica começou em dezembro passado, quando a Promotoria de Justiça cobrou, depois de denúncias em Belo Horizonte, que a administração tomasse medidas para impedir essa conduta adotada há anos pelos bares da ciddade.
*Foto: Nilson Júnior Moreira

Compartilhar
Veja também

Palestra sobre lei que prioriza autistas nas filas será realizada em Muzambinho
02.07.2022
Poços de Caldas é a oitava melhor cidade do Brasil, segundo revista Istoé
02.07.2022
Incêndio destrói casa no distrito de Jureia, em Monte Belo
02.07.2022
Suspeitos de furto de gado trocam tiros com a polícia em Alpinópolis, MG
01.07.2022
Mulher de 61 anos é a 178ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
01.07.2022
Novo pico da covid-19 exige atenção total para a vacinação em Minas
01.07.2022
Inscrições para o 2º processo seletivo de 2022 do Sisu terminam hoje
01.07.2022
Senado aprova PEC com pacote de auxílios a carentes e a caminhoneiros
01.07.2022
Hemocentro de Ribeirão realiza cadastro de doadores de medula em Guaxupé
01.07.2022