Cavalos pastam em praça pública em frente à Câmara de Guaranésia
08.07.2015
Fato aconteceu nesta terça-feira (7). Após repercussão nas redes sociais, proprietário retirou os animais. Polícia e Vigilância Sanitária foram acionadas, mas não puderam comparecer no local.Uma postagem feita nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (07) chamou a atenção não pelo fato inédito, já que animais de grande porte são costumeiramente vistos nas vias públicas, mas pelo local onde 06 equinos pastavam tranquilamente em frente à Câmara de Vereadores e ao lado do Fórum da Comarca de Guaranésia (MG).
Rapidamente a postagem feita por uma servidora da Câmara de Vereadores que também é presidente de uma ONG que atua no trato e recuperação de animais, ganhou repercussão, sendo também a título de comentário, postada outra foto onde vários bovinos transitavam com tranquilidade na Avenida Deputado Humberto de Almeida, num dos cruzamentos mais movimentos da cidade.
Segundo Vivian Boturi, no momento em que foram avistados os animais em frente à Câmara, foi acionada tanto a Polícia Militar como a Vigilância Sanitária que não puderam atender devido a atendimento de ocorrências por parte da PM e realização de vacinação por parte da Vigilância Sanitária, destacando que mesmo se atendessem ao chamado não dispunham de veículo para remoção dos animais, bem como local para sua apreensão. Ainda de acordo com Vivian, após a repercussão da postagem os animais foram "retirados" da praça por seu proprietário.
A situação no mínimo curiosa mostra a necessidade de conscientização por parte dos proprietários, conforme atua a ONG Amigo dos Amigos -SOS AMA - Animais Abandonados, que com recursos próprios através de doações, auxilia no tratamento de cães e gatos abandonados, bem como na adoção destes animais, não havendo possibilidade de agir quando se trata de animais maiores.
Desde 2013, os vereadores tem tentado a criação de um local, tendo inclusive mantido contatos com representantes das prefeituras de Guaxupé e Arceburgo que se posicionaram, na época, favoráveis à ideia, levantando a possibilidade de que pudesse ser construído próximo a Unidade Prisional, porém com respostas evasivas por parte do Poder Público de Guaranésia, tanto que a proposição não foi adiante. A construção de uma unidade regional poderia também abrigar animais de grande porte, segundo os parlamentares.
Por inúmeras vezes, estes vereadores com apoio dos demais, explicitaram a necessidade de um canil na cidade ou na sua impossibilidade que fossem adotadas medidas para coibir e mesmo multar os proprietários em situações conforme a divulgada na tarde desta terça-feira.

Compartilhar
Veja também

Festival Colheita Cultural está em sua quarta edição e acontece entre Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP)
19.06.2025
Polícia Civil desarticula célula neonazista que atuava em MG e SP na Operação Overlord
19.06.2025
Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 19/06
19.06.2025
Copom eleva taxa básica de juros da economia pela sétima vez seguida
19.06.2025
Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano
19.06.2025
Cantineiras de escolas da rede estadual podem se inscrever no Mestres da Merenda até sexta-feira (20/6)
18.06.2025
Polícia Civil apura morte de idosa encontrada em casa com filho ao lado do corpo em Alfenas
18.06.2025
Câmara aprova moção contra federalização e possível venda da UEMG, em Passos
18.06.2025
Inscrições para o Enem dos Professores começam em 14 de julho
18.06.2025