Atuação de empresa particular na região é uma forma de valorização do marketing do café
11.06.2015
Oportunidade foi discutida durante o programa “Bom Dia Atividade Especial” do último sábado (6), com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho, Cleber Marcon.Durante a entrevista do programa “Bom Dia Atividade Especial” do último sábado, dia 6 de junho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho (MG), Cleber Marcon, disse que uma grande oportunidade de valorização e aceleração do marketing do café na região poderia vir de iniciativa privada, criada justamente com este fim.
Nos últimos meses vários eventos vêm acontecendo na região para debater o setor cafeeiro, principalmente, as dificuldades encontradas pelos produtores, um deles, é o marketing.
Em abril, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitou Nova Resende (MG) para debater o fortalecimento do setor na região, e foi proposto a criação de um Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas. Neste programa, as prefeituras teriam que investir um salário mínimo mensal para que o consórcio atue. Existe também o Funcafé - Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – onde é descontada uma taxa por saca do café comercializado, o recurso arrecadado seria usado para a promoção do setor a nível federal, porém sabemos da burocracia que envolve o repasse de verbas ligadas aos governos.
Para Cleber, uma das dificuldades do consórcio com os municípios seria a troca de prefeitos, alguns se interessariam outros não, já com o trabalho realizado pela iniciativa privada, por uma empresa particular, o investimento teria mais retorno e poderia ser mais profissional, mais acessível. O presidente do sindicato, disse ainda, que é uma boa oportunidade para alguém que deseja abrir seu próprio negócio e estudar as formas de atuação, e que a inserção da empresa neste campo, depois de muito debatida, poderia ter inicialmente Muzambinho como a cidade experimental, e com a garantia do retorno do trabalho a empresa ganharia mais abrangência. Ainda segundo Cleber, o sindicato está disposto a debater essa ideia e buscar soluções para as dificuldades dos produtores.

Compartilhar
Veja também

Guaxupé registra 24º morte por Covid-19
18.01.2021
Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG
18.01.2021
Nova Resende registra 4º óbito por Covid-19
16.01.2021
Guaxupé confirmou 78 casos positivos de Covid-19 nesta sexta, 15
15.01.2021
Muzambinho passa dos 300 casos de Covid-19
15.01.2021
Prefeitura de Monte Belo confirma 7º óbito por Covid-19
15.01.2021
Edição 2021 do Outlet em Juruaia começa neste sábado, 16, em formato online
15.01.2021
Prefeitura de São Pedro da União vai realizar concurso para 17 vagas
15.01.2021
Novo decreto flexibiliza comércio não-essencial em Monte Belo
15.01.2021