Ministério Público apura possível contaminação na Represa Bortolan, em Poços de Caldas
20.06.2025
Procedimento foi instaurado após a apresentação de um documento que aponta degradação ambiental.O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu uma notícia de fato para apurar uma denúncia sobre possíveis danos ambientais na represa Bortolan, em Poços de Caldas (MG).
O procedimento foi instaurado após a apresentação de um documento que aponta degradação ambiental no local, com indícios de contaminação por esgoto doméstico e industrial, além da presença excessiva de aguapés, assoreamento e prática de pesca ilegal.
A denúncia também menciona que os córregos que deságuam na represa estariam poluídos. O documento foi encaminhado ao Ministério Público e à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), autora da denúncia, pede que sejam apurados os danos ambientais, identificados os responsáveis e adotadas as providências necessárias para recuperação do local.
A situação pode ser observada em vários pontos da represa, onde a proliferação de aguapés chama a atenção. Em alguns trechos, a vegetação aquática cobre toda a superfície dos ribeirões que deságuam no reservatório.
Para o biólogo e professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Thiago Trez, o excesso de aguapés é um indicativo claro de poluição.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae) contesta a denúncia. O diretor-presidente da autarquia, Paulo César Silva, afirma que a água da represa não é utilizada para abastecimento da cidade e que análises de qualidade são feitas periodicamente.
Paulo César reforça ainda que a função da represa é voltada ao lazer e geração de energia, e não ao abastecimento da população.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que já tomou conhecimento da denúncia, realizou vistorias no local e está elaborando um relatório técnico. Segundo a pasta, se forem confirmadas irregularidades, serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Já a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) respondeu que, até o momento, não recebeu uma solicitação formal sobre esse caso.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025