Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano
19.06.2025
Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra.O advogado geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (18) que a devolução dos descontos indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ser realizada em parcela única, sem grupo prioritário, até o fim deste ano. Mais de 3,2 milhões contestaram os descontos feitos por entidades associativas.
Após um mês do período aberto pelo INSS para contestações, 3,2 milhões de aposentados e pensionistas solicitaram reembolso dos descontos indevidos de mensalidades de associações.
O balanço foi apresentado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante tira dúvidas realizado nesta quarta-feira (18) na Escola Superior da Advocacia-Geral da União.
“Esse número de 4,1 milhões, projetado pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, como potencialmente atingidos, como teto de atingidos, a gente fala o seguinte: a gente precisa passar o plano a limpo. A gente chama 9,3 milhões pra se manifestarem, mesmo diante de entidades que não têm qualquer denúncia. E, hoje, que a gente tem pouco mais de 30 dias funcionando o processo de contestação, chegamos a 3,2 milhões contestações”.
Também presente no evento, o advogado-geral da União, Jorge Messias, fez um balanço das ações realizadas após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Controladoria-Geral da União e Polícia Federal.
“Passado 45 dias da eclosão desse grande escândalo, nós já temos um processo de responsabilização, com bloqueio cautelar das entidades, um plano de ressarcimento, mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas já foram aos canais oficiais do governo indicar a contestação e já há pedido de conciliação para viabilizar esse plano de ressarcimento”.
O INSS ainda não apresentou um calendário para o reembolso dos beneficiários, mas trabalha com prazo até 31 de dezembro deste ano. Segundo Waller, presidente do instituto, existe a previsão de reembolso em lotes.
“Aqueles que estiverem na mesma situação da comprovação de serem lesados, serão pagos, integralmente, corrigido esse valor e de uma única vez. A nossa ideia é que a gente faça o pagamento o quanto antes. O planejado, hoje, é que soltemos calendário pra pagamento em lotes, a cada 15 dias dos nossos beneficiários. Ou seja, em um único mês, dois lotes de beneficiários dois lotes serão pagos”.
O ministro do Supremo Tribunal Dias Toffoli convocou para próxima terça-feira, 24 de junho, audiência de conciliação no âmbito da ação judicial apresentada pela AGU para garantir o ressarcimento às vítimas dos descontos associativos ilegais do INSS.
Representantes da União, do INSS, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal estarão presentes.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025