Prefeitura de Minduri decreta situação de emergência após vendaval com granizo causar danos no município
11.06.2025
Árvores caíram em diversos bairros e mais de 100 casas foram atingidas, segundo a Defesa Civil.A Prefeitura de Minduri publicou nesta terça-feira (10) um decreto que declara situação de emergência em áreas do município atingidas por um vendaval acompanhado de granizo ocorrido na tarde de segunda-feira (9). O fenômeno causou diversos danos em residências, na infraestrutura urbana e na zona rural.
O decreto assinado pelo prefeito José Bento Junqueira de Andrade Neto, considera que o vendaval provocou prejuízos como destelhamento de casas, queda de árvores e postes, além de interrupção dos serviços de telefone e internet. Também foram afetadas a cobertura do Terminal Rodoviário e estruturas no Complexo Industrial.
Na zona rural, as lavouras de grãos e citrus sofreram danos significativos, afetando a produção agrícola e impactando a economia local.
O decreto declara situação de emergência nível 2 e tem validade de 180 dias. O documento autoriza a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a coordenar as ações emergenciais no município, incluindo a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação para apoiar os moradores afetados.
Ainda conforme o documento, as autoridades ficam autorizadas a entrar em residências para prestar socorro ou determinar evacuações, além de usar propriedades particulares em situações de risco iminente, com garantia de indenização posterior aos proprietários se houver dano.
O decreto também dispensa as licitações para aquisição de bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025