Deputados visitam à Femagri em Guaxupé
20.03.2015
Integrantes da Comissão de Política Agropecuária conhecem tecnologias para cultivo sustentável do café.A fim de conhecer tecnologias para uma cafeicultura sustentável, que equilibre avanço tecnológico e respeito ao meio ambiente, representantes da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram, nesta quinta-feira (19), a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada em Guaxupé (MG). Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Emidinho Madeira (PTdoB), responsável pelo requerimento para a visita, a 14ª edição da Femagri é uma oportunidade para estreitar o relacionamento da ALMG com os produtores de café.
Acompanhado pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Cássio Soares (PSD) e Nozinho (PDT), o vice-presidente da comissão dialogou com representantes dos produtores agrícolas e dirigentes da cooperativa responsável pelo evento (Cooxupé), concedeu entrevista coletiva à imprensa e visitou estandes da feira, a fim de conhecer as novidades para estimular a produção cafeeira de forma sustentável.
O deputado Emidinho Madeira destacou sua atuação como produtor rural, lamentando as dificuldades enfrentadas pelos pequenos cafeicultores e ressaltando a necessidade de se ampliar o grau de informação, sobretudo técnica, para esses produtores. Ele lembrou também a importância de investimentos em marketing para mostrar a qualidade e o valor do café produzido no Estado. O vice-presidente da comissão concluiu elogiando o trabalho da Cooxupé.
Os deputados Antônio Carlos Arantes, Nozinho e Cássio Soares também destacaram a importância da Femagri e do trabalho da Cooxupé. "A Cooxupé é o pilar econômico dos produtores rurais da região”, afirmou o deputado Antônio Carlos Arantes, destacando que a produção de café representa mais 20% do dinheiro movimentado no mercado agrícola e que, mesmo em momentos de crise, o produto segue valorizado. Para ele, incentivar a produção agrícola e o segmento do café é decisivo para a economia mineira. “Se o campo vai bem, o País vai bem também. O café faz a diferença em nosso Estado”, concluiu o deputado.
Os deputados Cássio Soares e Nozinho também destacaram a qualidade da Femagri e o potencial produtivo da região. “Trinta por cento da produção nacional de café se concentram nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, e esta feira representa ganho de tecnologia e qualidade da produção”, enfatizou o deputado Cássio Soares. “Agricultura forte promove o crescimento do País”, defendeu o deputado Nozinho.
Realizada anualmente em Guaxupé, a Femagri deste ano tem como tema “Viabilizando o Futuro da Cafeicultura Sustentável”. O propósito dessa edição da feira é alinhar mecanização e sustentabilidade, a fim de permitir que os produtores percebam como os novos processos podem permitir qualidade, baixo custo e produtividade sem agredir o meio ambiente.

Compartilhar
Veja também

Inverno 'com cara de inverno' começa nesta sexta-feira
20.06.2025
Batida entre carreta, furgão e motocicleta deixa uma pessoa morta na Rodovia Fernão Dias, em Cambuí
20.06.2025
Ministério Público apura possível contaminação na Represa Bortolan, em Poços de Caldas
20.06.2025
Polícia Civil investiga corte irregular de araucárias em São Lourenço
20.06.2025
Feammi 2025: Feira de moda íntima terá desfiles, palestras e networking em Monte Belo
20.06.2025
Festival Colheita Cultural está em sua quarta edição e acontece entre Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP)
19.06.2025
Polícia Civil desarticula célula neonazista que atuava em MG e SP na Operação Overlord
19.06.2025
Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 19/06
19.06.2025
Copom eleva taxa básica de juros da economia pela sétima vez seguida
19.06.2025