Padre Francisco dos Santos fala da importância do dia de São José para os cristãos
19.03.2015
Muzambinho, Botelhos, Alfenas e São José do Rio Pardo comemoram hoje o feriado de São José, o Padroeiro dos Trabalhadores, da Família e Patrono Universal da Igreja.Nesta quinta-feira (19) é comemorado o dia de São José, segundo o Novo Testamento da Bíblia, São José foi o esposo de Maria e pai de Jesus. É considerado o padroeiro universal das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. É ainda o "Padroeiro dos Trabalhadores", e como foi um homem sincero e fiel com a sua esposa e teve dedicação paternal a Jesus, é também o "Padroeiro das Famílias".
José já havia falecido quando Jesus começou sua vida pública, aos 30 anos. Não há nenhuma informação nos livros canônicos que seja relacionada a morte dele, mas existem alguns livros apócrifos que possuem relatos sobre suas últimas horas. Segundo estas narrativas, o carpinteiro contraiu uma doença fatal ao voltar de uma visita ao Templo de Jerusalém.
O Padre Francisco dos Santos, que foi Pároco da Paróquia São José de Muzambinho por mais de 22 anos e hoje é Pároco da Paróquia São José e Dores de Alfenas falou ao “Bom Dia Atividade” sobre o dia de hoje.
Para o sacerdote a data é muito importante para todos os cristãos católicos, principalmente, para aqueles de locais que é comemorado feriado, como é o caso de Muzambinho e Alfenas.
“Padre Guaraciba e eu estamos muitos felizes por termos conseguido, graças a Deus, que fosse feriado neste dia de São José ai em Muzambinho, que é o padroeiro e patrono da Paróquia, aqui em Alfenas nós conseguimos também. Agora é muito importante que neste dia as paróquias possam movimentar as cidades onde acontecem os feriados”, disse.
Pe. Francisco ainda comentou sobre a importância do feriado religioso para os cristãos. Segundo ele, existe um respeito entre as diferenças, mas a Igreja deve dar a importância para este dia, se isso não ocorrer o Estado pode até retirar a comemoração do calendário, portanto, o dia deve ser festivo, afinal as cidades em questão surgiram em torno da capela de São José.
“É importante que marquemos este dia, é um feriado religioso e pra religião católica tem um significa muito grande, assim fazemos festas e comemorações para marcar o dia (...) outros feriados também, como o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas como um sinal, presença, um ponto de referência da Igreja católica na cidade onde é feriado, nós temos que marcar presença, nós temos que dizer, estamos aqui, somos atuantes, nós agradecemos e louvamos a Deus porque este dia é voltado para o Santo Padroeiro de nossa paróquia”, completou.
Além de Muzambinho e Alfenas, hoje também é feriado em Botelhos e São José do Rio Pardo.

Compartilhar
Veja também

Prefeitura de Cabo Verde vai realizar curso de classificação e degustação de café
06.07.2022
5G: tecnologia deve chegar a todas as cidades do Sul de Minas até 2029
06.07.2022
Homem de 54 anos fica ferido após sofrer queimaduras e inalar fumaça em incêndio em Bandeira do Sul, MG
06.07.2022
Jovem de 20 anos que teve corpo queimado após acidente doméstico aguarda transferência para hospital em BH
05.07.2022
Julho Fest começa nesta quarta em Poços de Caldas
05.07.2022
Batida de frente entre carros deixa feridos, com um preso às ferragens em Guaxupé, MG
05.07.2022
Idosa de 87 anos é a 179ª vítima da Covid-19 em Guaxupé
05.07.2022
Novos 121 casos de Covid-19 foram informados no mais recente boletim de Muzambinho
05.07.2022
'Bloqueado', de Gusttavo Lima, é a música mais tocada nas rádios em 2022
04.07.2022