Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas combatem incêndios nas Serras do Papagaio e do Paredão, no Sul de MG
12.09.2024
Os bombeiros também combateram um incêndio no Bairro Estiva, em Itajubá.O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e brigadistas estão combatendo incêndios que atingem o Sul de Minas. Queimadas de grandes proporções foram registradas na Serra do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, na Serra do Papagaio, em Baependi, e em Itajubá.
Serra do Paredão
Em Santa Rita do Sapucaí, o fogo atinge a região da Serra do Paredão. O incêndio está no seu 4º dia e as chamas chegaram até a reserva biológica na serra, entre São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 260 hectares de área foram queimados. O vento e o terreno íngreme dificultam o trabalho dos militares.
Nesta quarta-feira (11), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ficaram ilhadas por quase 3h por causa da nuvem de fumaça trazida pelas chamas, que encobriu a única estrada de acesso ao local. Os combatentes conseguiram sair assim que o vento mudou de direção.
Por segurança, o acesso às torres e a rampa de paraglider foi fechado. Os trabalhos foram retomados nesta quinta-feira (12).
Serra do Papagaio
O Instituto Estadual de Florestas informou que o incêndio na Serra do Papagaio, em Baependi (MG), continua nesta quinta-feira (12). Nesta quarta-feira (11), quatro novos focos de fogo surgiram na área.
Pelo menos 40 brigadistas trabalharam no local com o uso de seis veículos 4 x4, um caminhão pipa, um avião e um helicóptero para combate às chamas.
Os trabalhos de combate continuam nesta quinta-feira.
Incêndio no Bairro Estiva, em Itajubá
Em Itajubá, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio no Bairro Estiva, nas proximidades do parque municipal, nesta quarta-feira (11).
Quando os militares chegaram ao local, se depararam com uma grande área tomada pelo fogo, com chamas de aproximadamente 1,5 metros de altura.
Para o combate às chamas, os bombeiros contaram com apoio de quatro funcionários da Prefeitura de Itajubá. Foram utilizados cerca de 8 mil litros de água e a área queimada foi de aproximadamente 18 hectares.
Ao anoitecer, os bombeiros fizeram o rescaldo antes de retornar ao pelotão. No local ficaram algumas chamas no interior da mata fechada, as quais serão monitoradas durante o decorrer do plantão.
Foto: Redes Sociais
Compartilhar