Polícia Militar e Secretaria de Educação reativam PROERD em Muzambinho
03.03.2015
Programa se estenderá para mais três cidades, Monte Belo, Nova Resende e Juruaia. Mais de 1500 crianças participarão das atividades.Na manhã desta terça-feira (3) a Polícia Militar de Muzambinho (MG) realizou um encontro juntamente com a Secretaria Municipal de Educação para anunciar a reativação do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência. No evento estiveram presentes, o Tenente Vagner, Diretores e Professores das Escolas Municipais, o secretário de educação do município, Leandro Bueno e o policial responsável pelo projeto, Cabo Luiz.
Durante um tempo o projeto esteve paralisado por problemas burocráticos. “A paralisação foi devido à falta de material para aplicar o PROERD e os convênios que foram cortados, mas agora teve essa nova celebração do convênio que disponibilizou, neste ano de 2015, todo o material para 5º e 7º anos nas escolas”, ressaltou o PM responsável pelo projeto.
Ainda segundo o policial, o programa é ensinar a criança sobre o que é a droga e o que ela causa, é reagir, saber dizer não e participar de um processo que leva este conhecimento para a família e sociedade. No total são 13 encontros, sendo 10 com materiais didáticos e pedagógicos e nos três restantes é discutida a parte de formatura e premiação.
“O Programa teve modificações para este ano, quando ele era aplicado em Muzambinho não tinha execução de vídeos, era só para o 5º anos não tinha o 7º anos, então agora tem novidades, tem até para o primário, só que em primeiro momento vamos trabalhar com os 5º anos no ensino fundamental e no segundo semestre serão os 7º anos, e na medida do possível atender todas as cidades sem exceção” completou o Cabo Luiz.
O secretário de Educação de Muzambinho, Leandro Bueno. falou sobre a reativação do programa e a expectativa da educação municipal. “O projeto é muito bem vindo ao município, nós somos carentes de parcerias desta ordem, até a questão de ser a Polícia Militar estar envolvida. A Polícia se aproxima da criança, de forma pedagógica e com toda uma didática envolvida para tal, e quebra esses tabus, porque instrui e informa e o objetivo é alcançado. A secretaria de educação espera a conscientização coletiva, família e escola. Porque podemos diminuir a criminalidade, as ocorrências que se desenvolvem durante o ano, pequenos furtos, tráfico de drogas, a questão da violência, e pontua a cidadania, o amor ao próximo, o companheirismo, essas situações, então o PROERD é bem abrangente, claro que ele é direcionado ao combate as drogas, mas com um envolvimento que vai muito além disso”.
O programa vai atingir, neste ano, mais de 1500 crianças nas quatro cidades que integram o Batalhão da Polícia Militar, Muzambinho (510 crianças), Nova Resende (423 crianças), Monte Belo (305 crianças) e Juruaia (272 crianças) e já inicia nos próximos dias.

Compartilhar
Veja também

Homem é preso por homicídio em Juruaia
09.07.2025
Mulher é presa por suspeita de aplicar golpes com cartas de crédito falsas em Guaxupé, MG
09.07.2025
Caminhão tomba e provoca congestionamento na Rodovia Fernão Dias, em Camanducaia, MG
09.07.2025
Furto em sistema de abastecimento deixa bairro Moçambo sem água em Muzambinho
09.07.2025
Região terá áreas recuperadas em projeto ambiental de R$ 40 milhões financiado pelo Governo Federal
09.07.2025
Polícia Civil investiga morte de bebê encontrado em terreiro de secagem de café em Cássia
09.07.2025
Museu de Botelhos e do Café recebe quase 400 visitantes no 1° semestre
09.07.2025
Guaxupé: Prefeito Jarbinhas busca soluções para trecho perigoso da Serra
09.07.2025
Mulher acusada de matar a mãe asfixiada em MG pesquisou na internet 'como carbonizar um corpo', diz polícia
09.07.2025