Polícia Militar e Secretaria de Educação reativam PROERD em Muzambinho
03.03.2015
Programa se estenderá para mais três cidades, Monte Belo, Nova Resende e Juruaia. Mais de 1500 crianças participarão das atividades.Na manhã desta terça-feira (3) a Polícia Militar de Muzambinho (MG) realizou um encontro juntamente com a Secretaria Municipal de Educação para anunciar a reativação do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência. No evento estiveram presentes, o Tenente Vagner, Diretores e Professores das Escolas Municipais, o secretário de educação do município, Leandro Bueno e o policial responsável pelo projeto, Cabo Luiz.
Durante um tempo o projeto esteve paralisado por problemas burocráticos. “A paralisação foi devido à falta de material para aplicar o PROERD e os convênios que foram cortados, mas agora teve essa nova celebração do convênio que disponibilizou, neste ano de 2015, todo o material para 5º e 7º anos nas escolas”, ressaltou o PM responsável pelo projeto.
Ainda segundo o policial, o programa é ensinar a criança sobre o que é a droga e o que ela causa, é reagir, saber dizer não e participar de um processo que leva este conhecimento para a família e sociedade. No total são 13 encontros, sendo 10 com materiais didáticos e pedagógicos e nos três restantes é discutida a parte de formatura e premiação.
“O Programa teve modificações para este ano, quando ele era aplicado em Muzambinho não tinha execução de vídeos, era só para o 5º anos não tinha o 7º anos, então agora tem novidades, tem até para o primário, só que em primeiro momento vamos trabalhar com os 5º anos no ensino fundamental e no segundo semestre serão os 7º anos, e na medida do possível atender todas as cidades sem exceção” completou o Cabo Luiz.
O secretário de Educação de Muzambinho, Leandro Bueno. falou sobre a reativação do programa e a expectativa da educação municipal. “O projeto é muito bem vindo ao município, nós somos carentes de parcerias desta ordem, até a questão de ser a Polícia Militar estar envolvida. A Polícia se aproxima da criança, de forma pedagógica e com toda uma didática envolvida para tal, e quebra esses tabus, porque instrui e informa e o objetivo é alcançado. A secretaria de educação espera a conscientização coletiva, família e escola. Porque podemos diminuir a criminalidade, as ocorrências que se desenvolvem durante o ano, pequenos furtos, tráfico de drogas, a questão da violência, e pontua a cidadania, o amor ao próximo, o companheirismo, essas situações, então o PROERD é bem abrangente, claro que ele é direcionado ao combate as drogas, mas com um envolvimento que vai muito além disso”.
O programa vai atingir, neste ano, mais de 1500 crianças nas quatro cidades que integram o Batalhão da Polícia Militar, Muzambinho (510 crianças), Nova Resende (423 crianças), Monte Belo (305 crianças) e Juruaia (272 crianças) e já inicia nos próximos dias.

Compartilhar
Veja também

Moradores de asilo testam positivo para Covid-19 na véspera da vacinação em Carmo do Rio Claro, MG
23.01.2021
Confira o boletim mais atualizado sobre a Covid-19 na região
23.01.2021
Confira o boletim atualizado sobre a Covid-19 em Muzambinho nesta sexta-feira, 22 de janeiro
22.01.2021
Guaxupé registra dois óbitos por Covid-19 nesta sexta
22.01.2021
Vereadores de Muzambinho fazem reivindicações em reunião ordinária
21.01.2021
Monte Belo registra 10º óbito por Covid-19
21.01.2021
Confira o boletim atualizado da Covid-19 em Muzambinho
21.01.2021
Muzambinho inicia a campanha de vacinação contra Covid-19
21.01.2021
Teste rápido para Covid-19 criado na USP é 5 vezes mais barato e quer facilitar testagem em massa
21.01.2021