Polícia Militar promove mudanças no 190 para facilitar atendimento ao cidadão

29.01.2015

Objetivo é humanizar o atendimento e também tentar acabar com os trotes que atrapalham o bom andamento do serviço.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está realizando uma série de mudanças no atendimento do número 190. O objetivo é que o cidadão, ao acionar a polícia, tenha um serviço mais humanizado e uma resposta mais rápida da sua demanda. 


De acordo com o chefe do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp) da PM, Tenente-coronel Paulo Starick, a principal mudança será na filosofia do trabalho, saindo do quantitativo e passando para o qualitativo. “Vamos continuar a atender bem, mas com muito mais humanização. A filosofia era de um call center, mas a ideia agora é deixar de tratar o solicitante como um cliente para atendê-lo como uma vítima que está pedindo socorro”, ressaltou.


Entre as principais mudanças, está a reconvocação de policias militares para trabalhar como atendentes. Além dos civis que já trabalham no centro sob a supervisão de militares, os policiais vão cuidar das ocorrências mais complexas. “Os civis sempre trabalharam muito bem. O atendimento era muito bom. O que está sendo feito é apenas uma melhoria para agilizar o serviço e facilitar o atendimento da ocorrência, já que o policial militar tem mais experiência nesses casos”, disse o tenente-coronel Starick.  Em 2014, o 190 da Polícia Militar recebeu mais de 7 milhões de ligações e registrou apenas oito reclamações.


Trotes
Os trotes são um dos principais problemas enfrentados nas chamadas do 190. Em média, o serviço recebe 20 mil ligações por dia, sendo que mais de cinco mil são ligações deste tipo. A PM ressalta a importância de acionar o 190 somente nos casos citados acima e pede que os pais orientem seus filhos e amigos a usarem corretamente o número, pois os trotes podem colocar em risco a vida das pessoas que realmente precisam de atendimento.


O 190 é um serviço de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais, que o cidadão aciona de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular. Veja baixo as situações em que se deve acionar o 190  da Polícia Militar:


- quando alguém foi vítima da ação de marginais
- quando alguém está em situação de risco
- para informar ação de marginais que esteja ocorrendo no momento ou em momento imediatamente anterior ao contato telefônico


Para outras denúncias envolvendo ação de criminosos, disque 181.

 

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Fonte - Agência Minas Autor - Fagner Passos

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