Édmanoel Britto

Ao Vivo com Édmanoel Britto

Ouvir Ao Vivo
Atividade Mais +Até as 15:00
Participe! (35) 3571 4383

Notícias

Maestro Silvio Baccarelli morre em SP aos 87 anos

Maestro Silvio Baccarelli morre em SP aos 87 anos
Cultura 22/06/2019

O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O maestro Silvio Baccarelli, 87 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (21), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa com quadro de infecção urinária, mas as causas da morte não foram divulgadas. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

 

Em nota, o instituto afirmou que "mais do que um renomado maestro e músico, e vencedor de relevantes prêmios junto aos grupos musicais idealizados e regidos por ele, Silvio foi um homem movido pela bondade e dedicação."

 

"Uma pessoa que com suas ações instigadas pela vontade de ajudar e de mudar a realidade social de nossa sociedade foi responsável por fundar a instituição que leva o seu nome, o Instituto Baccarelli, que, hoje, continua sua missão de transformação de nossa sociedade por meio do oferecimento de oportunidades", afirmou o documento.

 

Ainda de acordo com o comunicado, o instituto afirmou que "Silvio deixa o seu legado musical, mas, para nós, é e para sempre será mais do que um grande músico, sempre será um exemplo de ser humano! É por ele e suas ações que nós somos esta instituição movida pela transformação social, pela educação e pela música. É por ele e suas ações que a Comunidade de Heliópolis contou com vários destinos transformados."

 

Perfil
Sílvio Baccarelli nasceu em 1931 em uma fazenda no bairro Monte Cristo, em Monte Belo (MG), sua paixão pela música foi herdada de seu pai, Pedro Baccarelli, que trabalhava na linha férrea e ensinava música às crianças da fazenda. Após sua morte, Sílvio foi para um seminário em São Sebastião do Paraíso (MG). Aos 15 anos tornou-se regente de um grupo, e desde então, começou a dedicar-se ao estudo da música sacra. Na década de 40 foi para São Paulo, onde conheceu grandes nomes da música brasileira, se consagrando um dos mais reconhecidos maestros do Brasil, dedicando sua vida a música e ajudando os outros.


O artista fundou o Coral Baccarelli, um dos mais tradicionais do Brasil, tornando uma marca de qualidade, inicialmente em casamentos e uma empresa rentável. 

 

A história do Instituto Baccarelli começou em 1996, quando o maestro Sílvio Baccarelli assistiu pela TV a um incêndio na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Comovido com a luta das famílias para recuperar suas casas e pertences, ele se dirigiu a escola para ensinar instrumentos de orquestra para as crianças e adolescentes. A partir de então, o Instituto começou a ganhar reconhecimento e o apoio de grandes empresas. 

 

O coral e a orquestra do Instituto Baccarelli já fizeram inúmeras apresentações por todo país e no exterior e já ganhou vários prêmios musicais. 


No dia 17 de dezembro de 2001, Sílvio Baccarelli recebeu uma homenagem em Monte Belo, sua cidade natal. Uma das festividades foi à apresentação da Orquestra formada por jovens da Favela de Heliópolis, de São Paulo.


Em 2008, o Instituto Baccarelli foi o enredo da escola de samba Vai-Vai, que acabou sagrando-se campeã.

 

O velório está sendo realizado no Salão dos Espelhos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A cremação será às 11h de sábado (22), na Vila Alpina, zona leste de São Paulo.

 

Foto: Divulgação/Instituto Baccarelli

ver todas notícias Fonte: G1 / Redação Atividade FM
Ir para o topo

Contato

35 3571 4383
35 3571 1056
contato@fmatividade.com.br
Av. Afonso Pena, 412
Centro - Muzambinho, MG
CEP 37890-000

Top 1 do Mês

Música

VídeoClip

Facebook

2019 - Rádio Atividade FM 99,1