Ao Vivo com a Atividade FM

Ouvir Ao Vivo
Atividade By NightAté as 22:00
Participe! (35) 3571 4383

Notícias

Coreto de Poços de Caldas é tema de documentário que traz memórias da cidade

Coreto de Poços de Caldas é tema de documentário que traz memórias da cidade
Regionais 12/01/2018

Curta-metragem traz 15 minutos de uma visão diferente de um dos principais ponto turísticos da cidade.

Foi em um ponto turístico, em uma das praças mais importantes do Centro de Poços de Caldas (MG), onde um cineasta e uma fotógrafa encontraram o cenário perfeito para resgatar memórias. O documentário “Coreto – Memórias e Saudades”, lançado nesta quinta-feira (11), dá vida a um dos pontos mais conhecidos dos cartões postais da cidade.

 

Quem passa pela Praça Pedro Sanches, especialmente nas noites de sexta e sábado, vê mais que a estrutura redonda, de pequenas escadas e cobertura branca que forma o coreto. Vê a tradição de quem ama dançar na praça ao som de bandas e músicas que marcaram época. É onde grupos, principalmente da terceira idade, encontram a diversão, relembrando os antigos bailes.

 


Mais de 120 minutos de gravação desses bailes viraram um curta-metragem de 15 minutos. Entre tantas histórias, o que havia em comum era a saudade de outros tempos. Assim, foi escolhido o foco da produção.

 

“Falamos da relação das pessoas com o espaço e o que as mantêm ali até hoje. Encontramos pessoas que estão há 20 anos ali, todo sábado, pessoas que se conheceram ali, começaram a namorar, algumas pessoas que perderam algum parente... aquele espaço traz lembranças. Assim, a ideia foi justamente retratar o ponto turístico como um lugar desencadeador de memórias , como um lugar que une as pessoas”, explica o diretor da produção, Marcelo Leme.


Para o diretor, era preciso ir além para descrever mais do que um ponto turístico comum. “Eu chamo o coreto de coração de Poços. É onde as coisas pulsam, tá bem ali no centro. É fácil acessar a internet e pesquisar algumas informações sobre ele. Mas ninguém procurou ouvir o que as pessoas pensam sobre ele”.

 

 

Para produzir o material, Marcelo contou com o trabalho da fotógrafa Lígia Maria, que retratou os detalhes das histórias em três dias de gravação. “Uma fotografia tirada do coreto, ao mesmo tempo que remete ao passado, também demonstra uma necessidade que a população ainda tem de certos costumes, mesmo em dias de redes sociais e mensagens instantâneas”.


Entre as histórias que serão contadas no filme, algumas marcaram a equipe durante a gravação. A principal, para Marcelo, é de um músico que toca há décadas no coreto.

 

“Ele é um dos músicos mais conhecidos daqui. Ele fala que o pai dele foi tudo pra ele. O pai foi uma das pessoas que começou a história do coreto, ele tem muita responsabilidade nisso. Então, o músico conta que, toda vez que toca no coreto, é quando encontra o pai novamente. Essa com certeza foi uma das histórias mais tocantes do filme”.

 

O coreto é um bem tombado pelo município e ganhou a versão no local atual na década de 30. Mas a história começou com a primeira versão do coreto, na mesma praça, no local onde hoje fica a estátua Monumento Minas ao Brasil. O primeiro foi em 1921. Desde então, o coreto é símbolo do encontro de bandas da cidade.

 

 

Após o lançamento do curta-metragem, que acontece no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, o filme viaja para exibição em festivais. Já há confirmação de exibições em duas cidades do interior de São Paulo.

 

O plano é adicionar mais conteúdo ao material ao longo do próximo ano. “Se em 15 minutos a gente conseguiu tanta coisa, um material maior dedicada ao pessoal que dança lá seria algo extraordinário. Poços é uma cidade que merece muita atenção histórica. A gente ainda não registra adequadamente muitas das nossas histórias, muita coisas passadas nós deixamos passar porque ninguém retratou. Queremos manter a cidade viva, não apenas por dados, mas também pelas histórias desse lugar”.

 

Foto: Lígia Maria/ Victor Imesi

ver todas notícias Fonte: G1 Sul de Minas

Galeria da Notícia

Próximos eventos

ver todos
Ir para o topo

Contato

35 3571 4383
35 3571 1056
contato@fmatividade.com.br
Av. Afonso Pena, 412
Centro - Muzambinho, MG
CEP 37890-000

Top 1 do Mês

Música

VídeoClip

Facebook

2018 - Rádio Atividade FM 99,1