Ao Vivo com a Atividade FM

Ouvir Ao Vivo
Atividade By NightAté as 00:00
Participe! (35) 3571 4383

Notícias

Campus Muzambinho assina convênio para implantação de Polo de Canoagem e Paracanoagem em Capitólio

Campus Muzambinho assina convênio para implantação de Polo de Canoagem e Paracanoagem em Capitólio
Esporte 20/04/2017

Criação do Polo tem objetivo de estimular o desenvolvimento do esporte na região e em todo estado de Minas Gerais.

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Capitólio/MG, e com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, visam implantar um Polo de Canoagem e Paracanoagem Velocidade no município mineiro.


A criação do Polo tem como objetivo estimular o desenvolvimento do esporte na região e em todo estado de Minas Gerais, por meio da iniciação, formação e identificação de talentos no esporte.


Estiveram presentes na reunião para assinatura do convênio o Diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallor, o Secretário de Esportes de Capitólio, Luis Antônio Didone Braga, e o coordenador do projeto do Campus Muzambinho e atual membro do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Canoagem, Professor Thales Bianchi.


Segundo João Tomasini Schwertner, presidente da atual Diretoria Executiva da Confederação Brasileira de Canoagem, “a criação de polos de canoagem no Brasil é fundamental para a promoção e divulgação do esporte em todo o território nacional, oferecendo à juventude uma alternativa até mesmo de inclusão social. A parceira com o IFSULMINAS, em Minas Gerais, vem de encontro ao anseio da Canoagem Brasileira em universalizar a prática esportiva em todo o país”.


“O Campus de Muzambinho há alguns anos já se tornou uma referência para a Canoagem no Estado de Minas Gerais, local onde já desenvolvemos também outras ações com eventos e cursos de Canoagem e que hoje também é um polo irradiador da Canoagem para outros municípios da região. Esse conhecimento e experiência adquiridos é mais uma ferramenta para a promoção e fortalecimento da Canoagem na região”. Destaca o presidente João Tomasini.


Para o coordenador do projeto do Campus Muzambinho, Thales Bianchi, “O projeto de Canoagem do Campus Muzambinho, tem como meta principal a identificação, formação e preparação de atletas para fomentar as seleções nacionais da modalidade oferecendo as condições favoráveis para lapidar novos atletas”.


A formação de novos atletas, em pleno ciclo olímpico, também foi uma preocupação citada pelo Presidente da CBCa, João Tomasini. “A expectativa e o trabalho da Canoagem Brasileira neste novo ciclo olímpico é fortalecer a base do esporte e assim revelar novos atletas, imprimindo desta forma novas oportunidades para novos talentos para a Canoagem. Nosso trabalho nesse momento é encontrar cada vez mais novos parceiros nesse objetivo e assim aumentar exponencialmente o número de praticantes em todo o país.


O professor Thales ainda ressalta que “a realização deste projeto é fundamental para o crescimento da Canoagem na região e no país, tornando-se peça importante para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Entretanto, as conquistas obtidas por meio deste projeto irão muito além da esfera esportiva, gerando uma série de conquistas que a canoagem pretende atingir. Entre elas, o desenvolvimento completo de todas as áreas da canoagem no país, no estado, e dentro da própria comunidade, criando, assim, uma cultura voltada para prática do esporte. Que, além de propiciar aos canoístas da base uma atividade esportiva e um caminho longe da criminalidade, também oferece àqueles canoístas, mais desenvolvidos, todas as condições necessárias para se tornar um atleta”.


Em constante expansão, o Centro de Canoagem do Campus Muzambinho tem recebido novas melhorias e investimentos e seus atletas conquistam, cada vez mais, reconhecimento em competições e disputas nacionais e internacionais.


A promoção do esporte em todo país é uma das preocupações da Instituição e do CBCa. Para o Presidente, João Tomasini, “nosso trabalho, além de oferecer a melhor estrutura aos nossos atletas de alto rendimento, também é de universalizar a prática da Canoagem em todo o território nacional fortalecendo a base do esporte no país. Por meio dos nossos patrocinadores e apoiadores (BNDES, GE, Sanepar, J.Malucelli e SUBESB) estamos implantando, com a entrega de equipamentos, polos de desenvolvimento da Canoagem nas cidades de Itacaré e Ubaitaba, na Bahia; Petrolina em Pernambuco; e Carlópolis no Paraná.


Texto: Tatiana de Carvalho Duarte/ Foto: Theo Podestá

 

ver todas notícias Fonte: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Ir para o topo

Contato

35 3571 4383
35 3571 1056
contato@fmatividade.com.br
Av. Afonso Pena, 412
Centro - Muzambinho, MG
CEP 37890-000

Facebook

2017 - Rádio Atividade FM 99,1